segunda-feira, 4 de outubro de 2010

“Vacalhau” ora, pois

Eu tinha um bacalhau já dessalgado esperando para ir ao forno. Minha dispensa está quase vazia e na horta também não me restava muita opção. Desespero total?? Não... comecei a procurar inspiração nos blogs que curto e achei uma receitinha aqui no Cozinha Travessa que veio bem a calhar. Ficou divino!!! Acrescentei alguns ingredientes, mudei as quantidades.. mas apenas para adaptar ao gosto da minha casa. Tenho certeza que se a receita da Dani for seguida ao pé da letra vai ficar divina.



Bacalhau com Farofa de Castanha de Cajú e Alho (para 2 pessoas)



2 postas de bacalhau (já dessalgado) aprox. 400 gramas

2 batatas inglesas

1 cebola cortada em rodelas finas

Azeite

Para a farofa

50 gramas de castanha de caju (triturada) – eu triturei com a faca mesmo. Gosto dos pedacinhos

6 dentes de alho picados

3 ramos de salsinha bem picadinhos

Pimenta branca a gosto

Azeite (o suficiente para unir todos os ingredientes)



Misture todos os ingredientes da farofa e reserve.

Descasque e corte as batatas em rodelas de 1 cm de espessura. Cozinhe em bastante água até que fiquem “al dente”. Escorra e reserve.

Num refratário coloque uma camada de cebolas, depois as batatas e depois o bacalhau. Com as mãos, coloque a farofa de castanha e alho sobre o bacalhau. Regue com bastante azeite.

Leve coberto com um papel laminado ao forno pré-aquecido por 30 minutos. Retire o papel laminado e deixe no forno por mais 10 minutos.

2 comentários:

  1. Nossa... que delícia...
    Duas coisas que amo: bacalhau e batata!
    Uma maravilha.
    Abraços, Daniana
    http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Também gosto muito das receitinhas da Dani!
    Esse bacalhau deve ter ficado divino!
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir

Quituteiros, adorei a visita! Voltem sempre!
Obrigada!
Beijinhos,