sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Pão de Azeitonas e “Alegrinho”!!

Nem sem explicar para vocês a minha emoção. Consegui fazer um pão delicioso!!!!!! Confesso que não tentei tantas vezes assim, porque rola aquele mito de que fazer pão é muito complexo. Auto lá! Longe de mim dizer que aprendi a fazer pão. Mas já posso dizer que este eu aprendi. Confiante que estou, espero conseguir o feito mais vezes.


Peguei a receita do maravilhoso La Cucinetta e a Ana é absolutamente milimétrica nas quantidades e explicações. Com certeza isso ajudou bastante! De tão desacredita que eu estava fiz apenas meia receita (droga!) e me arrependi totalmente. Não sobrou nadica de nada. Foi embora no lanche da noite!

E o melhor que este pão é super coringa e já vi que podemos colocar os mais diversos “recheios”. Me sinto super confiante!!!! Olha como ficou lindo???

Ahh, deixa eu explicar o “alegrinho”. Quem já viu o filme “Estômago” sabe o que eu estou falando. É de um personagem super engraçado que chama alecrim de “alegrinho”. Vale a pena assistir!





Receita


15 gramas de fermento ativo fresco

3 colheres de sopa de azeite de oliva

1 colher de chá de açúcar

3 e ¼ xic. farinha de trigo

1 e ½ colheres de chá de sal

1/3 xícaras de azeitonas pretas sem caroço (eu usei azeitonas verdes)

1/2 colheres de sopa de alecrim fresco picado (eu usei seco mesmo)



Coloque o fermento numa tigela grande com o azeite, o açúcar e 1 xícara de água morna. Deixe descansar por 10-15 minutos, até que espume (se não espumar NADA, comece de novo com um fermento mais fresco).

Junte a farinha e o sal e misture com as mãos até formar uma massa. Sove numa bancada por 10 minutos ou até firme, suave e elástica.

Coloque a massa de volta na tigela e cubra com um pano de prato (úmido, se o dia estiver muito quente e seco). Deixe fermentar por 1h30-2h, até que a massa tenha dobrado de tamanho e um dedo ligeiramente pressionado na massa deixe sua marca.

Retire o ar da massa e a divida ao meio. Junte metade das azeitonas e do alecrim a cada porção de massa e sove até que esteja tudo bem incorporado. As azeitonas farão com que a massa fique pegajosa no começo, mas depois ela volta a ficar elástica.

Forme duas baguettes curtas, de uns 15 cm e deixe fermentar em uma bancada enfarinhada, cobertas por um pano de prato, por 20-30 minutos. Pré-aqueça o forno a 220ºC, com a pedra na grade do meio, se você usar uma.

Faça um corte no sentido do comprimento em cada pãozinho. Se não usar a pedra, coloque em uma assadeira e leve ao forno. Se usar, use uma pá de pizza para deslizar os pães para dentro do forno. Não é preciso espirrar água. Asse por 20 minutos, aproximadamente, ou até que os pães estejam crescidos, dourados e soem ocos quando se bater os nós dos dedos na parte de baixo deles. Deixe esfriar ligeiramente em uma grade antes de servir.

5 comentários:

  1. Hummm...ontem eu fiz muffins de azeitonas e ervas, mas pão eu não me arrisco porque é meu ponto fraco. Vou só nas receitas mais simples e ainda assim as vezes dá errado!!!
    Bom fim de semana!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Meu ponto fraco é o fermento..
    Mas seu pão está maavilhoso e tem azeitonas, que eu amoooOoOoo...
    Abraços, Daniana
    http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Dá uma satisfação danada quando encaramos uma receita que achamos que não vai dar certo e não só dá certo como faz o maior sucesso ne! Parabéns pelo pão, tá lindo! Que venham mais pães deliciosos por aí, Juju! Bjss e bom final de semana!

    ResponderExcluir
  4. Adoro pão e esse ficou lindo! Mas eu nunca fiz um pão que desse certo, até o de saquinho desandou! bjs

    ResponderExcluir

Quituteiros, adorei a visita! Voltem sempre!
Obrigada!
Beijinhos,